sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Biblia de Estudo Dake - Polemica x Heresia


Desde o lançamento e publicação da Biblia Estudos de Dake tem surgido as mais controversias e polêmicas em torno dela.

Pastores, Lideres Evangelicos e Teologos tem se manifestado e posicionado sobre a publicação e venda pela CPAD da Biblia de Estudo Dake.

Não se sabe quais os Lideres e Diretores responsaveis por esta publicação e se ela seguiu as normas e ditames Conselho de Doutrina da CGADB orgão responsavel por analisar as edições e publicações das obras encaminhadas a CPAD e que emite pareceres sobre assuntos doutrinários e publicados pela nossa editora.

A verdade é que os efeitos e repercussões estao ai.
Espero que não ha ja veneno na panela.


Veja abaixo os links e blogs de pessoas que expressaram a sua opinião sobre a matéria.


Apesar da euforia desde o seu lançamento neste ano, pela CPAD, a Bíblia Dake traz alguns comentários distorcidos, apesar dos milhares de estudos bem elaborados para os apreciadores e leitores das Sagradas Escrituras. O comentário da Bíblia Dake em Lucas 13.11 traz uma expressão muito usada pela escola de Kenneth Hagin e E. W. Kenyon: as doenças veem do diabo.
O versículo diz:
“E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se.”
A nota de rodapé de Lucas 13.11 da Bíblia Dake diz:
“Ela tinha um espírito demoníaco, que a possuía havia cerca de 18 anos (sic). Jesus disse que Satanás a prendia (v. 16). O que podia ser mais claro quanto às causas das doenças e enfermidades? Elas definitivamente são de origem satânica, não provêm de Deus (Mt 4.23,24; Jo 10.10; At 10.38). Cristo veio para levar todas as enfermidades e doenças e para curar todos os homens (Mt 8.16,17; Jo 10.10; 1 Pe 2.24; Is 53). Portanto, é obra de Deus libertar os homens das doenças, e não lançá-las sobre eles.”
Esse argumento não resiste a um minucioso exame à luz das Sagradas Escrituras. É óbvio que o Deus a quem servimos não é sádico ou rancoroso a ponto de nos deixar a mercê das doenças. Ele permanece sendo o mesmo Jeová Rafá, operando muitos sinais na vida de muitos. Porém isso não significa que nosso corpo desgastado seja isento das enfermidades (2 Co 4.16; 1 Pe 1.24). Todos sofremos com algum tipo de doença e com a morte por causa da sanção divina imposta devido à queda de Adão (Gn 3.16-19; 1 Co 15.21,22).

***Fonte: Assem-Beréia de Deus – Leia mais no blog do autor.

O Pastor Altair Germano em seu importante Blog sobre esta Biblia


Chegou em minhas mãos a Bíblia de Estudo Dake, lançada este mês no Brasil pelas editoras CPAD e Atos.Antes mesmo de seu lançamento, várias informações sobre a Bíblia foram publicadas na internet, principalmente através dos blogs, conforme os links abaixo:- UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS- PR. SILAS DANIEL- PR. ROBSON AGUIAR- PR. CARLOS ROBERTOAs principais discussões em torno do lançamento giraram em torno de algumas questões que envolviam conteúdos doutrinário e teológicos que não eram compatíveis com a ortodoxia pentecostal assembleiana brasileira.
Sobre isto escreveu o pastor Silas Daniel em se blog, respondendo aos questionamentos do irmão Sidnei Moura:Caro Sidnei, a Paz do Senhor!
Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Quanto à sua preocupação, ela procede, mas pode ficar tranquilo: os erros doutrinários já eram conhecidos e foram devidamente retirados. Devido ao seu compromisso com a ortodoxia bíblica, a CPAD não publicaria a Bíblia Dake no Brasil se tivesse de publicá-la com seus equívocos. Os detentores do direito de publicação da obra de Dake autorizaram a CPAD retirar da Bíblia Dake os erros doutrinários.Ademais, apesar dos pequenos trechos equivocados da obra (e já retirados), a Bíblia Dake é uma relevante obra com conteúdo enriquecedor, por isso a importância de sua publicação no Brasil. A título de comparação, tomemos o caso da Bíblia Scofield (que está para ser relançada no Brasil por outra editora): ela era uma boa Bíblia (apesar de não ter tantas notas explicativas como outras Bíblias de estudo que vieram após ela), mas continha erros também - como é o caso da nota que explica o episódio entre Saul e a pitonisa de En-Dor. Nem por isso a Bíblia de Scofield deixa de ser reconhecida como uma boa Bíblia de estudo, principalmente para a época em que foi lançada, quando era pioneira entre as Bíblias de estudo. Agora, imagine uma Bíblia de estudo rica, muitíssimo rica, e com o adendo de que as únicas "viagens" de seu autor foram devidamente retiradas. Pensou? É a Bíblia Dake. Abraço!

27 de Julho de 2009 16:33 Em relação à questão, concordo com a resposta do pastor Silas Daniel. Minha grande preocupação em torno de publicações feitas por uma editora oficial, como já expressei em outros posts são:- Em caso de manter as idéias originais do autor, quando estas não se conformam com a ortodoxia da denominação, a editora deve deixar isto claro na obra, como fez a CPAD ao publicar em parceria com a HAGNOS o "Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" de R. N. Champlin;- Uma outra opção plausível foi a acordada e tomada pelas editoras CPAD e Atos, no caso da Bíblia de Estudos Dake, em omitir as idéias não ortodoxas do autor.Se a editora não fosse "oficial" da denominação, nada disso seria preciso, restando ao leitor uma análise crítica da obra, o que, aliás, deve ser feita em qualquer leitura e estudo bíblico, aplicando o princípio de 1 Ts 5.21 "Examinai tudo. Retende o bem;".Com as suas 500.000 referências cruzadas, 35.000 notas de comentários, 9.000 subtítulos informativos, 8.000 esboços para sermões, definições de palavras do grego e hebraico, estudos temáticos de cada livro, concordância bíblica e dicionário enciclopédico, mapas e outros recursos, a Bíblia de Estudo Dake é a maior fonte de pesquisa e consulta em termos de Bíblia de Estudo já lançada no Brasil.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

BÍBLIA DAKE - Posicionamento do Pr. Carlos Roberto e Comentário de Revisora demitida pela CPAD
BÍBLIA DAKE - Posicionamento do Pr. Carlos Roberto e Comentário de Revisora demitida pela CPAD Tenho acompanhado as discussões sobre a publicação da Bíblia de Estudos de Dake, lançada pela CPAD, porém, na condição de Membro do Conselho de Doutrina da CGADB, representando lá a COMADESPE, convenção regional da qual estou Vice Presidente Executivo, procurei não precipitar qualquer comentário aqui na blogosfera, no afã de ser moderado aguardando um bom final para este processo.
No entanto, considerando que aqui mesmo neste blog, publiquei chamada sôbre o lançamento da Bíblia Dake, com a melhor das intenções, e a partir de então passei a ter também responsabilidade com a indicação, não posso me calar, motivo pelo qual passo a expor o que se segue:
1 - Participei da Reunião do Conselho de Doutrina em conjunto com a Comissão de Apologética da CGADB, quando por consenso e unanimidade, foi enviada resolução aos órgãos competentes, assinado pelos presidentes dos referidos conselhos, concluindo pelo cessar da publicação, bem como pela retirada dos exemplares da referida Bíblia ainda existentes nas lojas da editora. Somente isso já diz tudo sôbre o que significa para a Igreja tal publicação.
2 - Considerando que a Bíblia de Dake continua sendo muito bem vendida nas lojas da CPAD, e que, em virtude da notícia de seu lançamento postada aqui, tenho recebido muitas indagações, sejam por telefone ou e-mails, e até mesmo considerações através de comentários, declaro que:
3 - Não concordo com as discrepâncias doutrinárias de Dake, as quais passei a conhecer somente quando do recebimento de um exemplar, bem como da participaçào da Reunião do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética,
4 - Ainda que existam bons comentários nela inseridos, aqueles que são heréticos e venenosos, invisabilizam a publicação, principalmente em se tratando de uma editora de caráter confessional.
5 - A não consulta ao conselho competente da CGADB, no caso o de doutrina, o que é regimental, foi erro grave e nesse caso específico irreparável.
6 - No meu entender, salvo melhor juízo, o não acatamento da resolução tomada pelos referidos conselhos, pelo menos até agora, (22.12.2009), agrava muito mais a situação, e caracteriza ainda uma séria crise institucional.
7 - Nossa convenção, a COMADESPE, através da Comissão de Temário da 76a. AGO que será realizada em Bauru, de 25 a 28 de Janeiro de 2010, com muito temor e lamentando muito, decidiu, pontualmente, abrir mão de uma parceria de alguns anos com a CPAD, pelo menos até que isso se resolva, para que não tenhamos o constrangimento de ter a referida Bíblia comercializada nos stands do evento, e também para evitar o desprazer de ter que justificar, não recomendar ou fazer contraponto a um produto de tão importante parceiro.
8 - Não bastasse tudo isso, acaba de ser postado aqui neste blog, comentário da funcionária da CPAD, revisora Miriam Anna Libório, demitida, o qual transcrevo na íntegra:
A quem interessar possa.
Não é justo que eu seja penalizada pela publicação da Bíblia Anotada de DAKE, quando a direção foi avisada (pelo chefe de setor em exercício e pelos revisores responsáveis, muito antes de sua publicação) de que ela traria problemas.
Não existe erro de revisão nela.
Existem discrepâncias doutrinárias que inviabilizam sua publicação e isto, embora não seja da competência do revisor, que apenas cumpre ordens, foi visto e comunicado. O superior imediato foi alertado a respeito das discrepâncias, mas não deu ouvidos, sabe-se lá por quê.
Qualquer coisa que seja dita, por quem quer que seja, para justificar a ignorância deles com relação a este fato, é MENTIRA atestada por mim como copy mais antiga no setor.
Peço que tomem providências.
Ou este sacerdócio já está tão corrompido que será necessário Deus abrir a boca de um jumento para repreender o profeta cego, surdo e mudo? Não quero emprego de volta, nem dinheiro. Quero desagravo. Não posso ficar à mercê de profetas velhos, aos quais sempre temi, dos quais sempre tive receio, e por causa de quem me vejo neste imbróglio.
Com muita indignação,
Miriam Anna Liborio
P.S.: Se existe algum problema de saúde naquele lugar, é cegueira. Incurável.
Isto posto, registro o que aqui relatei, como prova de respeito pelos leitores deste blog, os quais em sua maioria são companheiros de ministério e de convenção, e nesse caso me refiro principalmente à COMADESPE, além de amigos pertencentes a outras denominações, por ser este o veículo que disponho para externar o que penso a respeito do caso, e peço vênia, não sejam confundidas tais declarações, com qualquer conotação de política eclesiástica ou campanha contra a CPAD, a qual continua contando com a minha admiração e apoio pelo conjunto da sua obra e serviço prestado às Assembléias de Deus e à Igreja Evangélica brasileira em geral, no entanto, nesse caso específico, entendo que o erro é grave com o que não posso concordar em hipótese alguma.Talvez tenha sido tardio no afã de não ser precipitado, mas agora, com todo respeito e moderação é necessário um posicionamento de minha parte."Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem." I Timóteo 4: 16Com temor a Deus e respeitopela CPAD e todas as pessoas envolvidas,Pr. Carlos Roberto Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigado...pelo seu contato e comentario.
Este é o nosso slogan 2015 Um Novo Tempo.

Estamos em uma nova etapa do meu Ministerio no campo missionário, servindo na região da Florida, EUA, Europa e Brasil e tem sido bom interagir com vc.
Apresentamos sempre postagens novas e atualizadas, queremos a sua participação nos escreva, deixe os seus comentarios.
Agradecido pelo seu apoio e visitas.
Abracos
Pr Eliel A Soares
prelielsoares@gmail.com
prelielsoares@hotmail.com
prelielsoares@msn.com

sites
www.pastorelielsoares.com.br
www.redemenorah.com
www.elielasoares.com.br