domingo, 30 de setembro de 2012

Rosh HaShanah - Ano Novo Judaico



QUARTA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2012


Rosh HaShanah - Ano Novo Judaico

Como eu já disse outras vezes, meu objetivo é tratar dos feriados israelenses do ponto de vista prático e não do ponto de vista religioso.

O ano novo em Israel costuma ter dois dias e meio de feriado, ou seja, na véspera de ano novo por volta de três da tarde, os transportes e o comércio param e só retornam três dias depois.

Então, neste ano de 2012 o ano novo caiu em setembro. Foi feriado de 16 de setembro à tarde até 18 de setembro ao cair do sol. E como este ano o feriado caiu logo após o shabbat, foram praticamente 5 dias de feriado. As coisas só funcionaram um pouco no domingo de manhã, mas muita coisa emendou direto e só está voltando hoje dia 19 de setembro.

E nesse período do ano, as pessoas retornam ao trabalho já se preparando para o próximo feriado que será o Yom Kipur, que vai acontecer em menos de uma semana (falo sobre ele num post específico).

Ainda sobre o ano novo, eu já deixei claro aqui que não sou judia praticante, mas acho que comemorar os feriados do país, seja o país que for, faz parte de você estar integrado, querendo ou não, gostando ou não aquela data passa a fazer parte da sua vida, a isso se chama integração e adaptação. É como comemorar o Natal e o Ano Novo no Brasil, as pessoas não fazem isso por serem católicas, mas sim por serem brasileiras.

Porque a grande verdade da imigração é que num primeiro momento você se muda para um país estranho, com hábitos e costumes diferentes, mas depois de um tempo, os hábitos e costumes passam a fazer parte da sua vida e nesse momento, é o país que se muda para dentro de você.

Assim sendo, vou deixar três fotos da nossa mesa de Ano Novo, lembrando sempre que nós somos apenas dois, logo tudo é proporcional a isso. :)

Caminhanda rumo as Terras Biblicas

Faremos a nossa caminhada até Dezembro, dividindo esses dias especiais em três grupos:
– As Festas do Senhor –
 Dias significativamente espirituais para Israel, com fundamento bíblico, e que ainda hoje são marcantes para o povo judeu. Iremos falar acerca da Páscoa Judaica, Pentecostes, Yom Kippur, Purim, etc.
– Dias bons – Chamados de Yom Tovim (dias bons) pelos judeus, são datas de menor importância, muitas delas não mencionadas pelo nome nas escrituras, mas estão presentes de uma forma mais "escondida", muitas vezes associadas a assuntos que nós bem conhecemos. Como exemplo, citamos aquele dia bom que agora abordamos: Tu B’Shevat, o Ano Novo das Árvores.

– Datas com História – Neste item iremos abordar dias com uma componente histórica para Israel, seja da História antiga ou moderna. Basicamente, são feriados civis associados à sua cultura. Foi precisamente com um feriado destes que começámos a nossa viagem pelo calendário hebraico, no dia 27 de Janeiro: o dia em Memória das Vítimas do Holocausto. Curiosamente, este foi não só um dia de memória nacional, mas também uma data escolhida pelas Nações Unidas para ser recordada a nível mundial.

Yom Kippur - 26 de Setembro 2012 Dia do Perdao





O Yom Kipur ou Kippur é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e oração intensa.

Índice

O Dia da Expiação na Bíblia Hebraica

Levítico 23:27 "Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor."
Almeida Atualizada

Datas

Seguem-se as datas dos próximos Yom Kipur, segundo o calendário gregoriano:
Nota: o feriado começa no pôr do sol do dia precedente às datas referidas.

Proibições

Existem 5 proibições no Yom Kipur:
  1. Comer (come-se um pouco antes do pôr-do-sol ainda na véspera do dia até o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur);
  2. Usar calçados de couro;
  3. Sexo;
  4. Passar cremes, desodorante, etc. no corpo;
  5. Banhar-se por prazer.
A essência destas proibições é causar aflição ao corpo, dando, então, prioridade à alma. Pela perspectiva judaica, o ser humano é constituído pelo yetzer hatóv (o desejo de fazer as coisas corretamente, que é identificado com a alma) e o yetzer hará (o desejo de seguir os próprios instintos, que corresponde ao corpo). Nosso desafio na vida é "sincronizar" nosso corpo com o yetzer hatóv. Uma analogia é feita no Talmud entre um cavalo (o corpo) e um cavaleiro (a alma). É sempre melhor o cavaleiro estar em cima do cavalo!

Orações

Durante as orações fala-se o Vidui, uma confissão, e Al Chet, uma lista de transgressões entre o homem e Deus e o homem e seu semelhante. É interessante notar duas coisas: primeiro, as transgressões estão em ordem alfabética (em hebraico). Isto torna a lista bastante abrangente, além de permitir a inclusão de qualquer transgressão que se queira na letra apropriada.
Em segundo, o Vidui e Al Chet estão no plural, o que pretende transmitir a ideia de que o povo judeu é um povo "entrelaçado", onde todos devem ser responsáveis pelos outros. Mesmo não cometendo uma determinada ofensa, pretende-se transmitir uma carga de responsabilidade por aqueles que a cometeram - especialmente se a transgressão pudesse ter sido evitada por aqueles que não arcarão com as culpas.
Yom Kippur (1878)

Dia do Perdão

Durante um longo ano comete o homem toda sorte de erros, atropelos, voluntários, involuntários. O processo da teshuvá (arrependimento, retorno ao bem) não poderá realizar-se magicamente em um dia. A tradição judia coloca ao mês de EluI, último do ano, como prefácio para ir preparando o homem para a reflexão profunda, até o grande caminho interior. Cedo, nas manhãs de Elul se ouve o som do shofar.
Uma semana antes de Rosh Hashaná, também durante a madrugada, se dizem as orações que se chamam "selichot" - perdões). O 1º de Tishrei é o grande dia, a base para um ano novo e um novo ano de vida. Depois seguirão nove dias até o dia do perdão. Dez dias, para aprofundar-se dentro de si, afastar o mal, aproximar o bem. O processo chega a sua culminância no dia 10º de Tishrei : Yom Kipur.
A expiação, Kipur, na raiz hebraica, refere-se ao "que cobre", ou seja, o castigo que envolve o ato perverso. Tudo o que se pode anular, deter ou parar é o castigo; mas não o ato cometido; esse ato está aí e a única maneira de superá-la é através de uma transcendental modificação da conduta pessoal posterior. Os atos são do homem, seguirão sendo dele, e a conseqüência, sua responsabilidade. Deus pode apagar o castigo, não o ato. O jejum - que acompanha todo o dia do perdão - por sua parte não faz milagre. O jejum do dia não sacrifica nada a favor de Deus, sendo que tal idéia seria eminentemente pagã. O que faz é reconcentrar o homem em seu espírito, afastá-lo, por algumas horas, da servidão do homem ao corpo e a suas necessidades.
Observa-se também que as más ações ou transgressões têm duas polaridades: uma do homem em relação ao homem e a outra, do homem em relação a Deus. A primeira é a da vida diária, exterior, social e inter-humana. A outra, do âmbito da alma, é o segredo da consciência. A primeira é coisa de homens, e os homens têm de resolvê-la: "As transgressões que vão de homem a homem, não são expiadas pelo Yom Kipur, se antes não forem perdoadas pelo próximo ".
Daí que se costuma pedir previamente o perdão de nossos semelhantes, se eles não perdoam, Deus não poderá intervir.

Jejum no Yom Kipur

É o dia do perdão - quando Deus perdoa a todo Israel. Durante esse dia, nada pode ser comido ou bebido, inclusive água. Não é permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo. Somente o rosto e as mãos podem ser lavados pela manhã, antes das orações. Não se pode carregar nada, acender fogo, fumar, nem usar eletricidade. O jejum não é permitido para crianças menores de 9 anos, pessoas gravemente enfermas, mulheres grávidas e aquelas que deram a luz há menos de trinta dias.
Se uma pessoa enquanto estiver jejuando passar mal, a ponto de quase desmaiar, deve-se lhe dar comida até que se recupere. Se houver perigo de uma epidemia, e os médicos da cidade aconselharem que é necessário comer a fim de resistir à moléstia, exige-se que todos comam.
Existem outras proibições, além daquelas contra trabalhar, comer ou beber. As relações conjugais são proibidas, bem como o uso de perfumes e ungüentos, exceto para fins médicos. Além disso, sapatos e outras peças da indumentária feitas de couro não podem ser usadas no Yom Kipur, pois não se pode usar nenhum material para o qual seja necessário matar um animal.
Após o Yom Kipur, espera-se que haja festa e alegria, não perdendo de vista o fato de que o feriado é um dia santo de júbilo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Livros Apócrifos





Livros apócrifos mencionados na Bíblia, mas perdidos

Teriam os livros bíblicos, chamados Apócrifos, informações secretas e fantásticas capazes de modificar nossa visão dos Ensinamentos de Cristo para a humanidade?
Se não, então por que foram extirpados abruptamente da Bíblia? Reconhecemos que sem uma Chave, nenhum livro sagrado pode nos dar as informações necessárias para a autorrealização espiritual, mas seu conhecimento esclareceria inúmeros pontos doutrinários da Sabedoria Crística.

Observe em seguida a lista, possivelmente completa, dos livros “perdidos” da Bíblia.

Velho Testamento

1. Livro do Convênio (Êxodo 24:4, 7)
2. Livro das Guerras (Números 21:14)
3. Livro de Jasher (Josué 10:13) e (2 Samuel 1:18)
4. Livro dos Estatutos (1 Samuel 10:25)
5. Livro dos Atos de Salomão (1 Reis 11:41)
6. Livro de Natã (1 Crônicas 29:29) (2 Crônicas 9:29)
7. Livro de Gade (Mesmo do número 6)
8. Profecias de Aías (2 Crônicas 9:29; 2:15; 13:22)
9. Visões de Ido (Mesmo do número 8)
10. Livro de Semaías (2 Crônicas 12:15)
11. Livro de Jeú (2 Crônicas 20:34)
12. Atos de Uzias, Escrito por Isaías (2 Crônicas 26:22)
13. Livros dos Videntes (2 Crônicas 33:19)
14. Profecias de Enoque Jude 14
15. Comentários de Mateus de Nazaré (Mateus 2:23)

Escritos perdidos do Novo Testamento (ou seja, somente mencionados, mas infelizmente totalmente perdidos)

16. Epístola Perdida de Paulo (1 Coríntios 5:9)
17. Segunda epístola perdida de Paulo (Efésios 3:3-4)
18. Terceira epistola perdida de Paulo (Colossenses 4:16)
19. Epístola perdida de Judas

Os livros da Bíblia Apócrifos (Escritos do Velho Testamento)

20. Tobit
21. Judite
22. Adição do livro de Ester
23. Sabedoria de Salomão
24. Eclesiásticos ou a Sabedoria de Jesus
25. Baruque
26. A Carta de Jeremias
27. Oração de Azarias
28. Canção dos Três Judeus (estes são os livros perdidos de Daniel)
29. Susana
30. Sino e o Dragão
31. I Macabeus
32. II Macabeus
33. III Macabeus
34. IV Macabeus
35. I Esdras
36. II Esdras
37. Oração de Manassés
38. Salmo 151

Novo Testamento

Escrito do Novo Testamento que foi eliminado, mas mencionado

39. Livro de Maria

Os seguintes textos perdidos são mencionados em História Eclesiástica, de 337 d.C., pelo bispo Eusébio de Cesaréia, o qual os suprimiu por considerá-los “heresias”.

40. Atos de Paulo
41. Atos de André
42. Atos de João
43. O Proto-Evangelho
44. Infância I
45. Infância II
46. Cristo e Abgarus
47. Nicodemos
48. O Credo dos Apóstolos
49. Laodiceanos
50. Paulo e Sêneca
51. Paulo e Theca
52. Revelação de Pedro
53. Epístola de Barnabas
54. O Evangelho Perdido de Acordo com Pedro
55. Evangelho de Tomé
56. Evangelho de Matias
57. Clemente I
58. Clemente II
59. Efésios II
60. Magnésios
61. Tralianos
62. Romanos II
63. Filadelfos
64. Smaraneas
65. Policarpo
66. Filipenses (II)
66. Evangelho referido somente pela letra Q

Algumas destas podem ser referência nos escritos por Marcion, 150 d.C., e Muratória, 170 d.C.

67. Sheppard de Hermas
68. Hermas I (Visões)
69. Hermas II (Mandamentos)
70. Hermas III
71. Cartas de Herodes e Pilatos (Ref. para o julgamento de Cristo)

Os seguintes são uma lista de Escritos Apócrifos que não mais existem; no entanto, eles são mencionados e referidos em outros, mais recentes, no século 4º d.C.

72. O Evangelho de André
73. Outos livros abaixo de André
74. Evangelho de Afiles
75. O Evangelho de Acordo com os Doze Apóstolos
76. O Evangelho de Barnabé
77. Os Escritos de Bartolomeu, o Apóstolo
78. O Evangelho de Bartolomeu
79. O Evangelho de Basilides
80. O Evangelho de Cernithus
81. A Revelação de Cernithus
82. Uma Epístola de Jesus Cristo para Pedro e Paulo
83. Vários outros livros abaixo do nome de Cristo
84. Uma Epístola de Cristo (produzido por Maniqueu)
85. Um Hino, ensinado por Cristo para seus Discípulos
86. O Evangelho de Acordo com os Egípcios
87. Os Atos dos Apóstolos II
88. O Evangelho de Ebionitas
89. O Evangelho de Encratites
90. O Evangelho de Eva
91. O Evangelho de Acordo com Hebreus (ou Hebreus II)
92. O Livro de Helkesaites
93. O Falso Evangelho de Hesíquius
94. O Livro de Tiago
95. Os Atos de João
96. Evangelho de Jude
97. Evangelho de Acordo com Judas Iscariotes (recentemente descoberto, causando furor no meio teológico. Para saber mais sobre o Evangelho de Judas Iscariotes, clique aqui.)
98. Atos do Apóstolo Leucius
99. Atos do Apóstolo Lentitus
100. Atos do Apóstolo Leontius
101. Atos dos Apóstolos Leuthon
102. Os Falsos Evangelhos, publicado por Lucianus
103. Atos dos Apóstolos (usado por Manichees)
104. O Evangelho de acordo com ou de Marcion
105. Livros abaixo de Mateus:
- O Evangelho de Matias
- As Tradições de Matias
- O Livro de Matias
- O Evangelho de Merinthus
106. Evangelho de Acordo com os Nazarenos
107. Os Atos de Pedro e Thecla
108. As Pregações de Pedro e Paulo
109. As Revelações de Paulo
110. O Evangelho da Perfeição
111. Atos Adicionais de Pedro
112. A Doutrina de Pedro
113. O Evangelho de Pedro (não confundir com o Evangelho de acordo com Pedro)
114. O Julgamento de Pedro
115. As Pregações de Pedro
116. As Revelações de Pedro
117. Os Atos de Filipe
118. O Evangelho de Filipe
119. O Evangelho de Scythianus
120. Os Atos dos Apóstolos, por Seleucus
121. A Revelação de Estêvão
122. O Evangelho de Titan
123. O Evangelho de Tadeu
124. Os Atos e o Evangelho de Tomé
125. O Evangelho da Verdade
126. Contra a Heresia

Números 66 (abaixo) e 72 a 126 somente existem nas referências, eles nunca foram encontrados, mas estão sendo ou foram conhecidos. Conhecidos porque muitos cristãos antigos referiam-se a eles em suas cartas (não oficiais, como as Epístolas) e outros tantos escritos religiosos. Alguns eruditos ainda debatem a legalidade destes escritos:

Modernas descobertas de textos considerados totalmente perdidos

Escrituras Bíblicas

127. Livro de Moisés
128. Livro de Abraão (127 e 128, foram encontrados em tumbas egípcias em 1830)

129. Profecia de José do Egito 2 Néfi 3
130. Profecia de Zenoque 1 Néfi 19
131. Profecia de Neum (mesmo # 130)
132. Profecia de Zenos (mesmo # 130)

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Terremoto na Costa Rica

Fuerte sismo en Costa Rica

Univision.com
Fecha: 09/05/2012

Imprimir A+ A-

Enviar

Noticias Univision.com

- Univision Television Group

Potencial para generar tsunami

Un sismo de magnitud preliminar 7.6 grados sacudió Costa Rica este miércoles, por lo que hay vigilancia por posible tsunami, según CNN. La magnitud fue determinada por el Servicio Geológico de Estados Unidos (USGS).

La corresponsal de CNN en Costa Rica definió el movimiento como fuerte, largo y prolongado. El epicentro se ubicaría a unos cinco kilómetros de la capital, según los primeros informes.

Según el reporte de la dependencia estadounidense, el centro del terremoto se ubicó a 80 km de la ciudad de Liberia, en Costa Rica, citó la Agencia France Press.

La televisora informa que hay reporte de algunos daños estructurales; los medios esperan un informe oficial.

América Central y México tienen alerta preventiva por una posible ola gigante, según informa CNN: Costa Rica, Panamá, Nicaragua, El Salvador, Honduras, México, Colombia, Ecuador, Guatemala, Chile y Perú.

La alerta de tsunami en el Caribe, en tanto, ha sido levantada.

"Los sismos de esta magnitud tienen el potencial para generar un tsunami destructivo que puede afectar a las costas cercanas al epicentro en minutos y costas más distantes en horas", cita el medio al centro.

Víctor Rodríguez, un experto en el tema, detalló que se esperan importantes réplicas y que es posible que haya tsunamis, pero de dimensiones pequeñas.

En tanto, la región costarricense de Malpaís reporta oleaje elevado, según CNN.

Esta información está en proceso.

© 2012 Univision Communications Inc.

Más en Univision.com: http://noticias.univision.com/america-latina/costa-rica/article/2012-09-05/fuerte-sismo-costa-rica-vigilancia-tsunami#ixzz25brp6zPd

2012 - E ai.............................Fim do Mundo

sexta-feira, 22 de maio de 2009 O mundo vai acabar em 2012?


Em 22 de maio de 2009 publiquei no blog ``Afinal, o que vai acontecer com a terra em 2012? POIS CHEGAMOS EM 2012





Fim do Mundo em 2012 – Verdades e Mitos


3 janeiro 2012 / 1 comentário


Muito tem se falado sobre o possível fim do mundo no próximo ano, mas por que será que tantas pessoas realmente acreditam o que o mundo possa acabar em 2012? Você sabe como isso começou ou porque as pessoas encontram fundamentos para esta questão? Muitos cientistas já divulgaram parecer sobre o fato. Conheça as verdades e mitos sobre este fim de mundo que todos falam tanto e que está programado para ser agora, em 2012.



Primeiro você deve saber que algumas pessoas acreditam que o povo Maia tinha um calendário que terminava em 2012, mas isso não é verdade. O que acontece é que a civilização Maia viveu um grande ciclo e este ciclo terminava justamente em dezembro de 2012 e então dava início a um ciclo novo, mas até então nada é mencionado quanto ao fim do mundo.



Outros acreditam que os continentes irão sofrer uma ruptura que vai destruir a civilização, isso definitivamente é impossível de acordo com os geólogos, então não fique se baseando nas teorias do filme 2012 porque você vai ficar realmente chocado com tamanha imaginação.



Aí vem também a ideia de colisão de um tal planeta X com a Terra, chuva de asteróides, tempestades solares e várias outras situações que se fossem reais realmente iriam fazer uma grande devastação por aqui.



O mais interessante disso tudo é que esses boatos conseguem alcançar proporções incríveis. E as pessoas começam mesmo a acreditar que tudo isso tem um pouco de verdade. Como vocês podem ver, situações de desastres, calamidades e forças da natureza podem sim atuar no planeta em 2012, mas podem atuar em 2013, 2014, ou qualquer que seja o momento, afinal o planeta está por um fio e não é de hoje.



Então a maior verdade que se tem sobre o fim do mundo em 2012 é que as pessoas costumam levar ao pé da letra histórias e escritos antigos que levavam em consideração a situação do planeta neste século. Se você parar bem para pensar, o planeta já está sentindo esse “fim de mundo” há muito tempo.



O problema toma proporções cada vez maiores porque a internet tem um poder muito grande e hoje consegue levar histórias, verdadeiras ou não, há milhões de pessoas em pouquíssimo tempo.



O planeta está sujeito a vários desastres, sejam estes vindos do universo ou provocados por nós mesmos, os próprios moradores deste planeta único.



O melhor a fazer é cuidarmos do nosso planeta, principalmente, cuidando melhor do lixo e da destruição da natureza, pois se assim continuar, não precisaremos de uma catástrofe para destruir o planeta, nós mesmos cuidaremos disto e estamos fazendo muito bem esta tarefa, destruindo um pouco do planeta Terra, dia após dia.



Por Russel.



Pablo Nogueira, escreveu na Revista Galileu a matéria intitulada



Afinal, o que vai acontecer com a Terra em 2012?





O mundo vai acabar em 2012?





A revista Mundo Estranho deste mês traz como título de capa "As profecias do fim do mundo".

A reportagem mostra algumas profecias que tratam do assunto, entre as quais a que está se tornando famosa pelo fato de supostamente anunciar o fim para o ano 2012: a profecia do calendário maia. Mas a coisa não é bem assim.

Na verdade, quem acaba em 2012 é o próprio calendário maia. O resto - colisão de meteoros e planetas com a Terra, previsões de "paranormais" sobre o fim do mundo naquele ano, etc. - é pura especulação. A "profecia maia" já tomou grande proporção na internet pelo mundo afora com milhões de pessoas acreditando que o mundo vai acabar em 2012. Bom seria, mas comumente o que ocorre é que, depois que o fim não vem, muita gente desanima e perde a fé."O calendário de conta longa é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo cada vez maiores. Cada 20 dias formam um 'mês', ou uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, ou 'ano', cada 20 tuns faziam um katun e assim sucessivamente. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário de conta longa maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos (não há um consenso a respeito) corresponde ao nosso 21/12/2012. Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia.

Gripe Suina

'Os povos ameríndios não tinham apenas uma concepção linear de tempo, que permitisse pensar num fim absoluto', diz Eduardo Natalino dos Santos, professor de história da América Pré-hispânica da USP. 'Em nenhum lugar se diz que o ciclo que estamos vivendo seria o último.' A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário se reiniciaria. Assim como, para nós, o 31 de dezembro é sucedido pelo 1 de janeiro, para eles o dia 22/12/2012 corresponderia ao dia 0.0.0.0.1", explica a revista Galileu.Muitas profecias "furaram" no passado. Uma "lenda evangélica" dizia: "Mil passará, dois mil não passará." E passou... Centúrias de Nostradamos igualmente falharam (mas são tão vagas que acabam sendo reinterpretadas. De minha parte, prefiro ficar com a Bíblia que nunca errou um prognóstico em suas profecias precisas e detalhadas. Ela diz: "Mas a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe" (Mt 24:36); "Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Lc 12:40); "Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela Sua exclusiva autoridade" (At 1:7).





UM OUTRO OLHAR SOBRE O TEMPO









Conheça as diferenças entre o calendário gregoriano, adotado no Ocidente, e a maneira usada pelos maias para medir o tempo



Postado por Pr Eliel Amaral Soares às 23:14 2 comentários: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no OrkutLinks para esta postagem

Marcadores: 2012, Fim do Mundo, Mundo, Verdades e Mitos

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Agenda Setembro 2012


SETEMBRO 26 DIAS NOS EUA E 4 DIAS NO BRASIL 
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado







1
2

3
45678
9
1011121314
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25262728
29
Brazil  –  Agenda   (Belem Conferencias   Eventos Outros)